sábado, 23 de abril de 2011

Sobre Cor

Após termos explorado algumas das muitas maravilhas que a tipografia tem para oferecer, vamos agora focar-nos na Cor.



Mas afinal o que é a cor?



O mundo, todo ele está repleto de cores. Em cada canto, em cada esquina, existe cor. Guiamo-nos na estrada por cores, distinguimos a maioria das coisas na nossa vida tendo em contas as cores.
As cores representam estados de espirito, perigo, representam O que seria o mundo sem cor?

















Para tentar perceber um pouco deste conceito é essencial ter em conta que só existe cor porque existe Luz, pois sem esta não existiria cor, apenas existiria negro.
A luz do Sol contém vários tipos de radiações que constituem o espectro electromagnético. E cada comprimento de onda desse espectro corresponde a um tipo de radiação.
Apenas uma pequena faixa da radiação é captada pelos nossos olhos, varia entre os 400 e os 700 nanómetros e é designada pelo Espectro Visível.

A cor é, assim, relacionada com os diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias(amarelo, azul e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.








Sem comentários:

Enviar um comentário