segunda-feira, 21 de março de 2011

Memória Descritiva de uma Imagem

Elementos Básicos de Comunicação



Esta imagem foi criada em 2009 e serviu como cartaz promocional para o Festival de Cinema Fantasporto.

A imagem é toda ela em tons de cinza e apresenta um corpo humano que se vai libertando e se vai transformando numa espécie de tecido suave e leve, que se vai dissipando ao longo da tela.

Escolhi analisá-la, pois penso ser uma óptima referência no que diz respeito aos elementos básicos da comunicação.

O principal elemento presente é, sem dúvida, o movimento. Toda a imagem gira à volta dum tecido que vai caindo desde o corpo humano (no topo da imagem) até ao fundo, e se vai perdendo à medida que cai. Enquanto que junto ao corpo o tecido está em maior quantidade, enquando desde vai-se esgotando.

Para além disso, está também presente a escala. O corpo humano apresenta-se relativamente pequeno em relação à grande decomposição que o seu corpo vai sofrendo ao longo da imagem.

Toda a composição gira à volta do tecido, que se assume como o elemento principal da imagem. Toda este tecido, para além do movimento que transparece, apresenta-se como leve, suave, e maniável. Estamos perante a textura.

Penso também ser importante fazer referência à cor. Toda a imagem é composta em tons de cinza e branco, não havendo espaço para paletes de cores mais alegres. Estas duas cores, comunicam só por si, pois transmitem a ideia de que estamos perante um acontecimento alternativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário