terça-feira, 22 de março de 2011

Técnicas de Comunicação Visual

As técnicas de comunicação visual são, essencialmente, uma forma muito variada do designer se expressar de diferentes formas.


Contudo, surgem como abordagens desiguais e antogónicas em termos de significando, sendo por vezes completamente opostas.


Vejamos alguns exemplos:


Regularidade






Irregularidade






Simetria









Assimetria








Equilibrio




Instabilidade






Simplicidade





Complexidade



segunda-feira, 21 de março de 2011

Memória Descritiva de uma Imagem

Elementos Básicos de Comunicação



Esta imagem foi criada em 2009 e serviu como cartaz promocional para o Festival de Cinema Fantasporto.

A imagem é toda ela em tons de cinza e apresenta um corpo humano que se vai libertando e se vai transformando numa espécie de tecido suave e leve, que se vai dissipando ao longo da tela.

Escolhi analisá-la, pois penso ser uma óptima referência no que diz respeito aos elementos básicos da comunicação.

O principal elemento presente é, sem dúvida, o movimento. Toda a imagem gira à volta dum tecido que vai caindo desde o corpo humano (no topo da imagem) até ao fundo, e se vai perdendo à medida que cai. Enquanto que junto ao corpo o tecido está em maior quantidade, enquando desde vai-se esgotando.

Para além disso, está também presente a escala. O corpo humano apresenta-se relativamente pequeno em relação à grande decomposição que o seu corpo vai sofrendo ao longo da imagem.

Toda a composição gira à volta do tecido, que se assume como o elemento principal da imagem. Toda este tecido, para além do movimento que transparece, apresenta-se como leve, suave, e maniável. Estamos perante a textura.

Penso também ser importante fazer referência à cor. Toda a imagem é composta em tons de cinza e branco, não havendo espaço para paletes de cores mais alegres. Estas duas cores, comunicam só por si, pois transmitem a ideia de que estamos perante um acontecimento alternativo.

Continuação Memória Descritiva - Proposta de Trabalho nº1

(Continuação)

Após a elaboração do desenho, iriamos agora inseri-lo no respectivo quadrado e no respectivo circulo.
Contudo, achamos pertinente, já que fizemos o trabalho manualmente, inseri-lo num quadrado e num circulo reais.
Como tal criamos dois quadrados identicos, com 12 cm. Num deles foi colado o desenho, no outro foi aberto um circulo de 11.5 cm. Posteriormente decidimos uni-los e colocar uma dobradiça, para dar o efeito de moldura. Assim o desenho poderia ser visto de duas perspectivas ao mesmo tempo.


Imagem 1 - Circulo com 11.5 cm feito em madeira






Imagem 2 - Circulo sobreposto ao quadrado de 12 cm





Imagem 3 - Circulo e quadrado unidos pela dobradiça







Imagem 4 - Trabalho Final: Circulo sobreposto ao quadrado, ambos com o desenho inserido









Apesar de termos inserido o trabalho manualmente nas formas pedidas, tivemos de o digitalizar e voltar a inseri-lo nas formas, com a ajuda das ferramentas do Freehand.


Eis os resultados finais:









Esta composição foi, sem dúvida, um grande desafio. Fazer a composição manualmente fez com que ponderassemos quais os elementos visuais que queriamos incorporar. A textura e a dimensão foram dois dos pontos aos quais quissemos dar mais valor. A dimensão, na medida, em que o vulto se apresenta pequeno para uma estrada tão grande e tão grandiosamente rodeada.
Para além disso, o mundo apresenta-se pequeno, pois queremos transmitir a ideia, que quanto mais nos aproximamos e quanto mais nos aproximamos maior e mais belo ele será.
O vulto quer chegar ao seu "Wonderwall" e para tal tem de atravessar estradas (roads), através de caminhos (way's), que o podem cegar (bliding). Mas no fim terá a sua recompensa.

domingo, 20 de março de 2011

Memória Descritiva - Proposta de Trabalho nº 1

Esta primeira proposta de trabalho tinha como principal objectivo representar uma música visualmente, usando alguns dos elementos básicos da comunicação.
A música escolhida, como já foi referido, foi a Wonderwall, dos Oasis. Após a escolha das palavras começou a ser feita uma pesquisa sobre imagens que retratassem alguns desses conceitos.
De todas as imagens, três saltaram à vista, em especial uma, que de certa forma retratou a ideia que tínhamos para o trabalho:





Após a escolha das imagens, foi decidido que o trabalho ia ser realizado manualmente e posteriormente inserido no respectivo quadrado e circulo. Para além das palavras escolhidas da música, houve uma frase que, de certa forma as conseguiu unir a todas, e que nos ajudou a fundir as ideias: "And all the roads we have to walk are bliding."


A partir daí foi começado a ser projectado o desenho.
A ideia seria criar uma rua, onde se encontraria um vulto. Esse mesmo vulto teria de enfrentar a estrada que seria negra e que iria ter árvores negras dos lados. Essa mesma rua iria, desenhada em perspectiva, como que perder-se no horizonte, onde estaria o objectivo que o vulto queria alcançar.
O desenho que surgiu foi o seguinte:




Após este primeiro desenho, achamos pertinente utilizar algo que lhe pudesse conferir textura. Assim, decidimos utilizar tecido com alguma altura que iria representar as linhas continuas presentes nas estradas.
Seguidamente, faltava decidir o que colocar no fim da estrada, como meta para o vulto.
A ideia de luz e de cor foi ponderada, mas após mais alguma pesquisa, houve uma capa de CD que nos saltou à vista, e que iria completar na perfeição a nossa composição visual.
A capa dos Muse, Resistance apresenta um vulto preto, a vir do espaço, que se apresenta perante uma estrada longa e colorida, e no fundo dessa rua encontra o Planeta Terra.




Assim, e tendo em conta esta representação, decidimos que no fim da nossa estrada a imagem do mundo seria bastante indicada, pois representaria a meta a que o vulto se propunha.


Assim sendo o desenho final do nosso trabalho foi:





(Continua no proximo post)

terça-feira, 15 de março de 2011

Proposta Trabalho nº1 - 1 fase

Após escolher a música que serviria como inspiração para esta primeira proposta de trabalho (Wonderwaal - Oasis) seguiu-se a escolha das palavras centrais: roads, lights, way, wonderwall, bliding, fire.
Após esta escolha, seguiu-se uma pesquisa de imagens toda centrada nas palavras centrais, tais como as que seguidamente apresento:
Imagem 1:
Imagem 2:
Imagem 3:
Estas três imagens foram as que mais atenção chamaram, e que melhor representavam aquilo que começava a ser pensado, em especial a imagem 1. A ideia do trabalho começou nestas imagens a ser idealizada.
Da imagem 3 foi retirada a ideia de vulto (preto perante uma estrada que se apresenta deserta e misteriosa).
Da imagem 2 foi aproveitada a ideia de rua em prespectiva; e por fim a imagem 1, representou uma fusão ideal da ideia pré-concebida que já tinhamos, sendo como tal, a principal imagem de refèrência.
A próxima fase do trabalho será começar a trabalhar no projecto, que será feito manualmente e, posteriormente digitalizado e inserido no respectivo quadrado e no respectivo circulo.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Elementos Básicos da Comunicação

A Comunicação Visual é composta por vários elementos que a compõe. Mesmo os elementos mais simples podem ser usados para conferir grande complexidade à imagem.


Ponto:






Linha:




Contorno:



Forma:


Dimensão:

Cor:


Movimento:
Textura:

Escala: